terça-feira, 13 de setembro de 2011

Indentidade Pessoal

Identidade Pessoal é a maneira pela qual as pessoas enxergam a si mesmas e está intimamente relacionada à própria imagem. É muito importante, pois afeta o modo como as pessoas se sentem e de como se comportam em situações desafiadoras. Uma coisa importante sobre a identidade pessoal é a possibilidade de se enxergar exatamente como as outras pessoas nos enxergam quando estamos em harmonia com os outros e com o mundo a nossa volta, ou pode ser muito diferente quando não estamos em harmonia com elas provocando um sentimento de grande batalha para nos tornarmos apreciados pelas pessoas pelo que realmente somos.
O primeiro passo para a auto-estima mais elevada, deve estar claro sobre quem somos e quem acreditamos ser. Esta é a meta da auto consciência. Antes que possamos melhorar a auto-estima ou mesmo fazer mudanças positivas em nossas vidas, precisamos de tempo para nos dedicar a esta forma de auto-aperfeiçoamento. Portanto, o nosso entendimento de identidade pessoal é um primeiro passo necessário e só após essa etapa é que podemos pensar sobre como mudar nossa vida positivamente.
O que nos faz seres únicos é que ninguém mais entre os milhares de milhões de pessoas que vivem neste planeta agora ou os milhares de milhões de pessoas que viveram antes nunca foram nem são exatamente como nenhum de nós. Ao perceber isso gostamos de sermos nós mesmos! Ter a coragem de ser diferente melhora significativamente a nossa auto-estima. Se nos encontramos em baixa, certamente sofreremos de baixa auto-estima, mas se nos acharmos em nível elevado, em alta, isso nos ajudará muito. A melhor maneira de nos sentirmos felizes e melhorarmos nossa auto-estima é nos aceitar como somos e nos concentrar em nosso foco, em nossos próprios valores com relação à posição em que nos encontramos. É importante também não haver comparação em relação aos outros.  Pessoas muito competitivas fazem isso o tempo todo, o que leva ao descontentamento e baixa auto-estima. Temos que ser verdadeiros e autênticos, mesmo que isso não agrade a todos. Pelo menos, agindo com essa fidelidade, estaremos no caminho certo em busca da tão sonhada felicidade.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Primeiro Emprego

Ouvi alguém dizer que era injusto um empregador exigir de um jovem que tenha experiência para efetivar sua contratação foi exatamente no momento em que ingressava na adolescência. Fiquei meio perplexo. Nunca havia pensado no assunto. Passados vários anos, essa injustiça continua. E continuo sem entender como a sociedade brasileira não consegue encontrar uma solução para um problema tão óbvio. Afinal, como exigir experiência de alguém que está ingressando no mercado de trabalho?
O importante é destacar que o mundo dos adultos, que afinal comanda as ações públicas, tem um compromisso com a formação e o bem-estar dos jovens. Não há motivo para exigirmos de um jovem o que ele não tem: experiência. Esta é a forma mais mesquinha de excluirmos os jovens da disputa por uma vaga. Convenhamos: a ética e a solidariedade que os adultos pregam podem começar por este tema.
                                               RUDÁ RICCI

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A lei da minoria

Quase


Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase.
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

                                                         (Sarah Westphal)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

"O TEMPO É MUITO LENTO PARA OS QUE ESPERAM.
MUITO RÁPIDO PARA OS QUE TÊM MEDO.
MUITO LONGO PARA OS QUE LAMENTAM
MUITO CURTO PARA OS QUE FESTEJAM
MAS PARA OS QUE AMAM
O TEMPO É ETERNIDADE."
(Desconhecido)